Orientações de posturas para profissionais em casos específicos

Temos profissionais e clientes na comunidade do Zenklub que estão experienciando as sessões online pela primeira vez e, também, aqueles que procuram aprimorar cada vez mais a sua presença e aparência online. Por isso, criamos este protocolo com base em algumas experiências, levando em consideração fontes como: CFP, CRP-PR, artigo de Psicologia da USP e SBNp.

Existem atendimentos que não podem ser realizados na modalidade online?

A Resolução CFP nº 011/2018 estabelece como inadequado o atendimento psicológico online de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência; situação de emergência e desastres, bem como em situação de violação de direitos ou de violência. No entanto, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, foi publicada a Resolução CFP nº 004/2020 que suspende, de forma excepcional e temporária, a restrição a estes públicos para flexibilizar esta forma de atendimento e, assim, evitar a descontinuidade da assistência à população durante a pandemia.

O que fazer quando um cliente está em um episódio de tentativa de suicídio?

Conforme o documento publicado pela Resolução CFP nº 004/2020, os atendimentos podem ser efetuados de forma online por conta da atual pandemia da COVID-19. Porém, é necessário que o cliente seja atendido apenas por um profissional com CRP ativo de acordo com o Conselho Federal de Psicologia. Além disso, é recomendado, dentro dos padrões de aprendizado, que a postura do profissional diante desses casos seja: compreender (escuta), identificar e intervir.

Caso o profissional não seja adequado, ele pode realizar os primeiros passos de escuta e intervenção e, então, encaminhar para um profissional qualificado ou ao Centro de Valorização da Vida (CVV) - ligue: 188 ou https://www.cvv.org.br/

O que fazer quando um cliente entra na sessão porém com posturas suspeitas de assédio sexual?

Se o cliente entrar em uma sessão com posturas suspeitas que possam denegrir sua integridade moral, é direito do profissional que ele possa intervir no atendimento e encaminhar para outro profissional ou reportar nosso time de suporte para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.

O profissional pode nos contatar pelo profissionais@zenklub.com, esclarecendo de forma detalhada os acontecimentos, e nos informar o nome, e-mail do cliente e a data em que a sessão ocorreu.

Como lidar com casos peculiares quando o cliente tentar fazer sessão nu ou algo relacionado?

Em casos em que o cliente possa entrar na sessão com esse tipo de postura, além do que possa ser considerado um transtorno psicológico, ou deixar o/a profissional de forma desconfortável, o mesmo tem liberdade para sair da sessão e nos comunicar sobre o ocorrido.

Iremos monitorar os agendamentos de sessões e contatar outros profissionais para verificar se a mesma postura se repetiu em outro atendimento. Se necessário, bloquearemos o acesso do cliente.

Se o profissional desejar, pode-se também dar continuidade ao atendimento, mas solicitar que o usuário se vista para que eles possam falar sobre o ocorrido. Em alguns casos, realmente o ato precisa ser tratado, não sendo classificado como uma má conduta do cliente.

Para onde encaminhar o cliente caso eu não possa atendê-lo por não ser qualificado ? Com quem posso falar?

Caso o profissional não sinta que consegue atender à demanda do cliente, é de livre e espontânea vontade que ele possa encaminhar para outro profissional.

Passo 1: O profissional deve procurar ele mesmo na busca por especialistas naquela sintomatologia e passar o url de até 2 especialistas via Chat para o cliente;

Passo 2: O profissional deve entrar em contato com profissionais@zenklub.com, identificar cliente + queixa principal + profissionais indicados. Dessa forma, o suporte poderá seguir junto ao cliente, verificando se seguiu as orientações e conseguiu agendar com um novo especialista.

Este tópico contém informação das seguintes fontes:

Fonte: https://site.cfp.org.br/cfp-publica-nova-resolucao-sobre-atendimento-psicologico-online/
Fonte: https://crppr.org.br/como-fazer-atendimento-online/
Fonte: https://www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0270.pdf
Fonte: https://sites.usp.br/esm/wp-content/uploads/sites/406/2018/07/Cartilha-suic%C3%ADdio_final.pdf



Caso tenha dúvidas, entre em contato com o suporte via chat no Zenoffice. Antes verifique se a sua dúvida está AQUI
Lembrando que nosso horário de atendimento é de Seg. a Sex. das 9H00 às 18H00 (exceto feriados).

Jul 28, 2022